Dois inimigos do sono Pé Descalço
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

Os dois maiores inimigos do sono

Os dois maiores inimigos do sono

O cansaço em excesso é algo que todas conhecemos e queremos evitar com o bebé (ou criança pequena!). Tanto, que algumas de nós cai então no território da falta de cansaço/estímulo. De uma maneira ou de outra, acabamos com um bebé que é impossível de adormecer ou que apenas dorme em curtos períodos de sono.

Então, como evitar estes dois inimigos do sono em simultâneo?

Como saber se o bebé está demasiado cansado?

Os bebés têm um ritmo circadiano muito sensível. Quanto mais pequeno for o bebé, menos tempo de vigília aguenta antes do seu sistema entrar em sobrecarga e precisa de dormir para que o seu cérebro tenha uma oportunidade de processar e recuperar. É assim que cresce e aprende.

Quanto mais pequeno for o bebé, mais sensível fica a ficar acordado durante demasiado tempo entre as sestas, o que pode resultar em cansaço excessivo. Mas, não me interpretes mal – os bebés mais crescido e as crianças também podem sofrer de cansaço excessivo!

Alguns bebés dão sinais muito claros de cansaço e terás muito tempo para o preparar para dormir. Outros bebés não mostram realmente grandes sinais de cansaço até ser demasiado tarde. Alguns bebés também mostrarão sinais de cansaço bastante cedo, antes de estarem realmente prontos para dormir.

Se um bebé ou criança está demasiado cansado, isto é o que poderás observar:

  • Choroso e difícil de acalmar
  • Resistência a a adormecer
  • Sesta por períodos curtos
  • Acordar 45 minutos após adormecer à noite
  • Despertares noturnos frequentes
  • Acordar cedo de manhã
  • Bebés mais crescidos podem parecer hiperativos ou como se tivessem um pico de energia
  • Birras

O que está realmente a acontecer no corpo do bebé é uma acumulação da hormona do stress, o cortisol. Uma sobrecarga desta tem um efeito semelhante à adrenalina ou à cafeína. É por isso que os bebés mais velhos e as crianças que estão demasiado cansados podem parecer tão despertos – é como se tivessem acabado de tomar uma dose de café mesmo antes de se deitarem!

O cortisol também inibe a produção e libertação de outra hormona, a melatonina, que é aquela de que realmente necessitamos para adormecer e permanecer adormecidos.

Quanto mais o bebé estiver demasiado cansado, menor é a probabilidade de adormecer facilmente na sesta e na hora de dormir. Se estiver demasiado cansado à hora de dormir, também começa a noite com o pé errado e é praticamente garantido que terá(s) uma má noite de sono agitado ou um despertar demasiado cedo de manhã.

Por isso, pensas… “Farei TUDO o que puder para evitar isto”! Levas o teu bebé para a cama cerca de uma hora depois de ter acordado da última sesta, para que não fique acordado muito tempo e se canse demasiado. Depois passas 45 minutos a tentar adormecê-lo, enquanto ele olha para ti e sorri. Ou pior, enquanto ele chora e resiste às tuas tentativas.

Isto, é estar pouco cansado.

Como saber se o bebé está pouco cansado?

Estar pouco cansado pode parecer muito como se estivesse demasiado cansado. Na nossa pressa de garantir que o bebé não se cansa demasiado e, portanto, se torna impossíveis de adormecer, acabamos por tentar colocá-lo na cama quando ainda não está pronto para dormir.

Dois tipos de personalidade aparecerão aqui, o Bebé Alerta e o Bebé Sonolento:

  • O Bebé Alerta simplesmente olhará para ti de olhos bem abertos o tempo todo que o tentares adormecer. OU pode estar a chorar e a fazer braço de ferro contigo. Estarás a embalar, amamentar, a cantar (nesta fase também poderás estar a desesperar!), a amamentar novamente, a embalar mais um pouco…

Como a maioria, presumirás que o bebé está demasiado cansado. Por que outra razão não iria dormir? Eventualmente adormecerá, mas depois, dentro de algumas horas, terás de fazer tudo de novo outra vez.

O problema é que, neste caso, o bebé não estava realmente cansado o suficiente para ir dormir e, em primeiro lugar, resistiu a todas as tentativas como resultado. Quando o adormeceste, já teriam passado quase 2 horas desde que acordou da sua última sesta e se o tivesses tentado adormecer naquele momento, teria sido muito mais rápido e fácil.

  • O Bebé Sonolento adormecerá se fizeres alguma coisa para o adormecer activamente. Provavelmente adormecerá a alimentar-se ou enquanto embalas. Só que acorda 20/30/45 minutos depois.

Neste caso, o bebé foi fácil de adormecer porque embalar é agradável e acalmante MAS não estava suficientemente cansado para ter um sono mais longo.

Um bebé pouco cansado geralmente:

  • Chorar enquanto se tenta acalmá-lo para dormir
  • Resiste a adormecer
  • Sesta por curtos períodos
  • Desperta frequentemente durante a noite
  • Acorda durante a noite e quer ficar acordado durante horas a fio
  • Acorda de manhã cedo
  • Brinca ou sai da cama constantemente

Comportamento MUITO semelhante ao cansaço em excesso, certo? É por isso que pode ser tão complicado encontrar o equilíbrio certo.

Como evitar AMBOS?
Tanto o excesso como a falta de cansaço podem levar a uma sesta deficiente, perturbar o sono noturno e acordar cedo de manhã. Isto pode significar um bebé mal-humorado e pais frustrados.

Então, como podes evitar estes dois inimigos do sono? A resposta é realmente muito simples… certificando-te de que os tempos de vigília e os estímulos a que está exposto são apropriados à idade e necessidades do nosso bebé.

Demasiado fácil, certo? Bem, na verdade, pode ser bastante complicado descobrir a quantidade perfeita de tempo de vigília uma vez que as necessidades de sono estão em constante mudança e evolução.

Felizmente, tenho feito o trabalho árduo por ti. Tive muito cuidado ao formular o Curso Dormir Como Um Bebé para que o bebé possa ter  melhor sono possível para a sua idade, permitindo-te descansar mais também!

Um bebé que esteja excessivamente cansado OU pouco cansado vai ter muita dificuldade em adormecer à hora da sesta e à noite, mas há algumas coisas que podes fazer para ajudar.

  • Trabalha primeiro as sestas – Ter tempos de vigília e de sesta adequados à idade é de longe a forma mais fácil de evitar tanto o cansaço a mais como a menos. Ter uma rotina consistente também torna muito mais fácil.
  • Certifica-te de que os tempos de vigília são adequados à idade – Um pequeno ajuste nos tempos de vigília pode fazer uma grande diferença.
  • Fomentar hábitos de sono positivos
  • Cria uma rotina de relaxamento

Sentes-te confusa sobre as necessidades de sono do teu bebé?
Estou aqui para te ajudar, seja através do Curso Dormir Como Um Bebé ou através de uma sessão de consultoria individual! Juntas podemos resolver os desafios do sono do teu bebé e melhorar o descanso de todos!

Partilha com outras mães!