10 expectativas do sono do bebé Pé Descalço by Tania Silva
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

10 EXPECTATIVAS DO SONO DO BEBÉ

Vamos desconstruir juntas 10 expectativas do sono do bebé?

Existem TANTAS expectativas, tanto realistas como irrealistas, no que diz respeito ao sono dos bebés. Enquanto profissional que acompanha cada vez mais maioritariamente famílias com desafios no sono, é muito importante para mim falar sobre este tema e ajudar-te a decifrar quais destas expectativas são realistas e estão de acordo com o que é biologicamente normal e apropriado para bebés e crianças pequenas, e quais não são.

Existem bastantes expectativas que temos para o bebé que não teríamos para nós próprios ou para outros adultos (viva a lógia, certo?).

Vamos então desconstruir 10 expectativas do sono do bebé para reformular a nossa perspetiva?

1 – Esperamos que todos os bebés e crianças tenham exatamente as mesmas necessidades de sono que o bebé ou criança do lado, da mesma idade

Vou ser já muito direta: nem nós adultos termos exatamente os mesmos padrões de sono que as pessoas da mesma idade que nós. Seria razoável esperar que tivesses exatamente as mesmas necessidades de sono que o teu marido ou melhor amiga só porque têm a mesma idade? Claro que não! Alguns adultos dormem 6h-7h por dia, enquanto outros precisam de dormir cerca de 9 ou 10 horas por noite de forma consistente. Os horários genéricos baseados na idade podem ser uma referência e excelente ponto de partida mas é importante ter em mente que existe uma enorme variedade do que é normal. Apoia-te neles como base, mas foca-te em conhecer as necessidades individuais do teu bebé.

2 – Esperamos que desconfortos, dores, etc. não afetem o sono

    Já alguma vez acordaste desconfortável ou dormiste mal por estar constipada, com nariz entupido, etc.? Estes são fatores normais de interrupção do sono e os bebés e crianças pequenas não estão imunes a eles. Os bebés podem precisar de mais descanso, mais apoio, mais aconchego e podem acordar mais frequentemente durante estes períodos.

    3 – Esperamos que não precisem de quaisquer associações de sono (também conhecidas como maus hábitos), apesar de nós, adultos, precisarmos

    Como é que descontrais para ir para a cama e adormeceres? As associações de sono para os adultos são algo em que não pensamos duas vezes. Podem ser algo como lavar o rosto, conversar com o parceiro, ler um livro, meditar, colocar creme nas mãos… Todos temos coisas que fazemos para nos ajudar a passar da vigília para o sono, incluindo os nossos filhos. As associações ao sono não são maus hábitos e padrões como amamentar para dormir não precisam de cair na narrativa negativa de má associação. As associações do sono só são negativas se já não estiverem a funcionar para ti e, quando isso acontece, podes fazer alterações.

    4 – Esperamos que durmam sem despertar, apesar de toda a gente ter despertares parciais durante a noite que podem levar à necessidade de satisfazer as necessidades

    Todos nós acordamos durante a noite, mesmo que não nos lembremos disso. À medida que passamos de um ciclo de sono para o seguinte, todos temos despertares parciais. Para nós, isto pode ser algo como ir à casa de banho, beber água, ver o relógio, ajustar os cobertores ou mudar de posição sem dar por isso. Para os bebés, não é muito diferente. Mas durante este momento pode pedir para ver as suas necessidades satisfeitas, necessidades essas que podem variar entre frio e calor, fome ou sede, desconforto ou procura de ligação, todas elas válidas.

    5 – Esperamos que durmam sempre sozinhos, embora muitos adultos não o façam

    Muitos de nós dorme ao lado dos parceiros. Podemos até sentir-nos estranhas ou sozinhas nas noites em que eles estão a trabalhar ou fora. Os bebés foram concebidos para estarem perto de nós e a separação pode ser muito difícil! É normal que procurem estar perto de nós, especialmente quando se trata de uma separação.

    6 – Esperamos que não precisem de apoio extra depois de um dia difícil, apesar nós precisarmos disso frequentemente

    Todos nós temos dias difíceis. Dias em que estamos mais emotivos, mais exaustos do que o habitual, dias em que nos sentimos frustrados ou sozinhos. Os nossos filhos podem não sentir exatamente as mesmas coisas que nós, mas têm as suas próprias emoções, pelas suas próprias razões, e não há razão para não as respeitarmos e apoiarmos. Dias mais difíceis podem muitas vezes significar que necessitam de se conectar mais à noite.

    7 – Esperamos que adormeçam e acordem exatamente à mesma hora todos os dias, embora nós não o façamos

    Todos temos um relógio biológico interno que nos ajuda a regular os nossos dias e as nossas noites, mas esse relógio não é exato ao minuto. Nós, adultos, podemos acordar à mesma hora na maioria dos dias se usarmos um despertador, mas se nos deixarmos acordar naturalmente todos os dias, haverá uma pequena variação na hora a que acordamos. Podemos ter uma hora em que vamos para a cama, mas é duvidoso que adormeçamos exatamente ao mesmo minuto todas as noites.

    8 – Esperamos que reajam sempre com calma às mudanças, embora nós nos possamos sentir frustrados.

    As crianças têm direito a um espetro completo de emoções. Como pais, não nos compete compreender ou racionalizar os sentimentos e as reações, mas sim reconhecer, validar e dar espaço, continuando a apoiar e a mostrar amor incondicional. É da nossa responsabilidade gerir a nossa reação às suas emoções, mas não as suas emoções em si.

    9 – Esperamos que nunca tenham dificuldade em adormecer a meio da noite

    Já alguma vez acordaste de noite e não conseguiste adormecer novamente? Acontece! Quanto mais forçamos o sono, mais difícil ele se torna. Quanto mais nos stressamos com o sono ou pensamos demasiado nele, mais difícil se torna. O sono não está sob o nosso controlo consciente, é uma função biológica.

    10 – Esperamos que não precisem de orientação para uma expressão emocional saudável, que estejam bem sozinhos nas suas emoções, mas jamais esperaríamos o mesmo dos adultos que gostamos

    Se a tua melhor amiga ou o teu parceiro tiver um dia difícil no trabalho, dir-lhe-ias simplesmente para ultrapassar o problema ou irias ouvi-la/o com empatia? Se algum deles estivesse chateado, sairias da sala e dir-lhe-ias para ir ter contigo apenas quando ultrapassasse o problema e estivesse bem? Por vezes, todos nós precisamos de apoio.

    Estas são as 10 expectativas do sono do bebé que quis desconstruir aqui contigo hoje. Claro que a realidade entre adulto e bebé ou criança nem sempre é igual – embora, como vês, há tanta coisa onde poderia ser! – mas ao reformularmos estas expectativas, talvez consigas encarar o sono do teu bebé com uma outra lente e de uma forma mais capacitada!

    Partilha com outras mães!