Vamos falar um pouco sobre o teu pavimento pélvico no pós-parto e sobre a tua recuperação? Sim, também é importante falar de ti, do que tu e o teu corpo vão passar.
Estares informada ajuda-te a decidir de forma consciente no momento e a reconhecer sinais ou sintomas para que cuides de ti da melhor maneira.
Um parto vaginal pode por vezes gerar lacerações nos músculos pélvicos, sejam elas lacerações espontâneas, lesões por episiotomia ou por uso de ventosas ou fórceps. Apesar da episiotomia ser desaconselhada, continuo a manter a minha opinião que o importante acima de tudo é a mãe estar informada sobre a sua existência para consentir ou não.
Mesmo que tenhas um parto vaginal sem qualquer tipo de laceração, lesão ou uso de instrumentos, é normal após o parto o períneo estar dorido. Se for realizada a episiotomia por ex. para além da possível dor perineal, existe todo um cuidado a ter com a cicatrização, afinal de contas, levaste pontos.
Algumas mulheres inclusive sofrem de dispareunia (dor antes, durante e após a penetração). Se há coisa que se fala pouco, a meu ver, é sobre sexo depois de sermos mães e como tal temos tendência a acreditar que algumas coisas são consequências normais do parto e pronto.
Apesar de as mães de cesariana não passarem por uma expulsão vaginal, não significa que não possam existir algumas alterações no seu pavimento pélvico após o parto. Porquê? Porque durante 9 meses os músculos do teu pavimento pélvico foram-se ajustando ao crescimento e peso do bebé, da barriga, etc. Foi um ‘suporte’ da gravidez e do bebé e como tal os músculos estão alterados.
O Lou nasceu de parto vaginal com uma ventosa e episiotomia, ou seja, levei pontos. Fui informada da episiotomia, questionada se a podiam realizar ou não e consenti. Consenti porque senti que a médica fez efectivamente tudo ao seu alcance para não ser necessária, antes de me perguntar. Não fui um dos piores casos de partos com episiotomia, mas posso rebentei pontos e a recuperação não foi fácil. Tinha dores, tudo estava inchado, sentar-me era uma ginástica e um martírio (minha abençoada almofada de amamentação!).
Quis falar-te sobre pavimento pélvico no pós-parto porque é importante. Para nascer um bebé, o corpo passa por muitas transformações e por vezes intervenções no momento do parto. Saberes como cuidar de ti e da tua recuperação, é importante.
Esta é uma ‘conversa’ que tenho com todas as grávidas que fazem o curso de preparação ao pós-parto e parentalidade, de se informarem e prepararem a elas também, não só aos cuidados do bebé.
Cuida de ti. Informa-te. Prepara-te🧡