Tal como existe um sem fim de brinquedos para crianças, o que não falta são artigos para as futuras mães. Cremes, acessórios, roupas, mil e uma coisas ‘indispensáveis’, certo? O que comprar para o pós-parto então? O que vale mesmo a pena?
Por aqui gosto de ser prática e comprar algo porque faz realmente sentido e não só porque sim, até porque neste caso, nunca sabes ao certo como será o teu pós-parto até o viveres. Podemos ter muitas ideias e planos traçados mas até a hora H nunca tens forma de garantir que será assim. Podes necessitar levar pontos, pode ser necessária uma cesariana de urgência, tanta coisa…
Algumas das coisas que acho que são mesmo úteis:
📝𝗣𝗲𝗻𝘀𝗼𝘀 𝗵𝗶𝗴𝗶é𝗻𝗶𝗰𝗼𝘀: compra uma boa quantidade e grandes. Vais perder sangue (lóquios), mesmo que seja cesariana. Não tens como saber quanto sangue vais perder, se muito se pouco, se só uns dias ou vários; deves trocar várias vezes os pensos ao longo do dia, por questões de higiene e podes inclusive colocar alguns no frio para ajudar com a recuperação ou cicatrização
📝𝗔𝗹𝗺𝗼𝗳𝗮𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝗮𝗺𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮çã𝗼 (ou uma semelhante): mesmo que não amamentes é um óptimo acessório para aliviar desconfortos do parto e proteger a zona pélvica, que estará dorida e inchada quando te sentas ou cicatriz de cesariana. Se por acaso te for feita uma episiotomia ou necessitares de levar pontos por algum motivo, será uma boa aliada, aliviando devido à sua forma vazada no meio
📝𝗥𝗼𝘂𝗽𝗮 𝗽𝗿á𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗹𝗮𝗿𝗴𝗮: Se amamentares, não queres o peito apertado, afecta a produção de leite e pode gerar mastites. Se tiveres tido cesariana igual, nada de fazer pressão ou agressão com a roupa/cintos na zona da cicatriz. Passaste por um parto, o corpo está a voltar ao sítio e tu a recuperar, sê prática
📝𝗕𝗼𝗺𝗯𝗮 𝗱𝗲 𝗹𝗲𝗶𝘁𝗲/𝗯𝗶𝗯𝗲𝗿ã𝗼: a não ser que não amamentes e escolhas secar logo o leite. Podes não comprar antes do parto, mas mesmo correndo bem a amamentação, são coisas que provavelmente irás usar quando regressares ao trabalho ou até mesmo para ter um pouco mais de liberdade sem deixar de dar LM, se assim entenderes.
📝𝗗𝗶𝘀𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗵𝗶𝗱𝗿𝗼𝗴𝗲𝗹/𝗰𝗼𝗽𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗮𝘁𝗮/𝗰𝗼𝘂𝘃𝗲 𝗹𝗼𝗺𝗯𝗮𝗿𝗱𝗮: três alternativas que podem ajudar com ingurgitamentos, gretas, aliviar subidas de leite e primeiros desafios da amamentação. Vê o que resulta melhor contigo. A couve lombarda apesar de se julgar uma mezinha, a realidade é que as folhas cruas e bem frias aliviam muitas mulheres nesta altura!
Por último mas não menos importante, 𝗰𝗿𝗶𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗯𝗼𝗮 𝗿𝗲𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗼𝗶𝗼, 𝘀𝗲𝗷𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗶𝗿𝗮𝗿 𝗱ú𝘃𝗶𝗱𝗮𝘀, 𝗱𝗲𝘀𝗮𝗯𝗮𝗳𝗮𝗿, 𝘁𝗲𝗿 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗶𝗮, 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗳𝗼𝗿! O pós-parto é uma altura desafiante, de muitas novidades, por isso, pede ajuda, vai “deitando” cá para fora, aliviando a pressão e stress e não tenhas medo de perguntar ou tirar dúvidas!
Aqui encontras duas redes de apoio: Mommy Wants Baby Gets e o Curso Pós-Parto e Parentalidade com um ano de acompanhamento individual.