O meu bebé não deveria já dar noite completas?
Disclaimer: todos acordamos de noite
Todos acordamos entre ciclos de sono. De maneira mais consciente ou inconsciente, fazemos um pequeno checkup e asseguramos que tudo está bem antes de voltarmos a adormecer. Como adultos, se acordarmos e algo não estiver bem, agimos – vamos à casa de banho, bebemos água, tapamo-nos, etc.
Contudo, os bebés não são capazes de satisfazer as suas próprias necessidades. Quando o seu ciclo de sono termina (aproximadamente de hora a hora), se o bebé tiver uma necessidade que precisa de ser satisfeita (alimentação, uma muda de fraldas, frio/calor, arrotar ou até simplesmente conexão), sinaliza para receber apoio para voltar a dormir. Isto é inteiramente normal.
É também importante notar que, numa enorme quantidade de estudos, a definição de dormir não é de 12 horas completas como tantas vezes cremos. De facto, o intervalo é definido como podendo ser de 5-8 horas sem o bebé a acordar para apoio dos cuidadores!
“Mas isso não deveria já ter parado? O meu bebé não deveria já dar noite completas?”
Os despertares nocturnos podem ser cansativos e há muita desinformação online sobre quando o bebé “deveria” estar a dormir noites completas. É importante lembrar que isto será influenciado por uma multitude de diferentes factores: o temperamento do bebé, se se acalma de forma natural, a própria definição literal de dormir noites completas não ser 12 horas!
Aposto que já todas ouvimos dizer que “o bebé deve estar a dormir noites completas até aos ‘X’ meses” MAS vejamos o que a pesquisa tem a dizer!
A investigação sugere que alguns despertares nocturnos são normais durante os primeiros 2 anos de vida, por isso, não estás sozinha.
O que diz realmente a investigação…
- 3 meses – em média, está a acordar 2,2 vezes durante a noite. 48,8% estão a acordar mais de duas vezes e apenas 16,5% estão a dormir a noite toda.
- 6 meses – 2,5 despertares nocturnos são a média nesta idade (sim, um aumento!) e apenas 30,5% estão a dormir durante a noite!
- 8 meses – em média acorda 2,4 vezes durante a noite, 56% acorda 2 ou mais vezes. Apenas 22,3% dorme durante toda a noite
- 12 meses – 50% Precisa de apoio para voltar a dormir e em média 1,8 despertares nocturnos
- 18 meses – 22% dos bebés nesta faixa etária acorda 2 ou mais vezes. 1,1 despertares por noite é a média
- 2 anos – 28,4% está a passar por frequentes vigílias nocturnas. 14,9% está a acordar 2 ou mais vezes e 53,3% necessita de apoio para adormecer
“O que é que posso fazer para ajudar?”
Hábitos, tais como uma rotina de sono consistente, ajudam a apoiar o bebé a dormir durante toda a noite. Tal como acontece com crianças e adultos, o que acontece durante o dia e nas horas que antecedem a hora de dormir afecta o sono nocturno do bebé.
Se os despertares nocturnos se tiverem tornado complicados, há alguns ajustes que podem ajudar!
– Excluir quaisquer bandeiras vermelhas – ressonar, respiração ruidosa, desconfortos…
– Compreender as necessidades únicas do bebé para dormir (o Curso Dormir Como um Bebé ajuda-te nisso)
– Optimizar o ambiente de sono
– Sai à rua durante o dia e expõe o bebé à luz do dia e permite várias oportunidades de brincadeira e movimento livre
– Introduz uma rotina de relaxamento
– Foca num ambiente calmo antes de dormir
– Introduz algumas associações de sono para que o bebé tenha opções quando acordar de noite
– Considera se há algo que precisa de ser ajustado
Então, o que significa isto?
Não há uma idade garantida e mágica para quando o bebé vai dormir. O sono infantil é fluido e é absolutamente normal que haja fases de “bons sonos” e depois fases mais desafiantes.
Se o bebé está a procurar apoio durante a noite, faz parte e é um comportamento normal do saudável desenvolvimento. O bebé dormirá noites completas quando todas as suas necessidades forem satisfeitas e estiver pronto a nível de desenvolvimento.
Os primeiros meses podem ser especialmente cansativos. Mas esta etapa também passará. Há ajuda se sentires que os despertares nocturnos do teu bebé são excessivos e que já não sabes como geri-los (Consultoria para Mamãs ou Academia Mãe100Dúvidas, para obteres acompanhamento individual personalizado).