Devo criar uma rotina para o meu bebé? Sim ou não?
Este foi o tema mais votado, por isso, aqui vamos nós ao tema desta semana: ‘Como criar uma rotina para o meu bebé?’
Existem alguns pontos que quero explicar antes, porque gosto que percebas o bê-a-bá da coisa. Apesar de enquanto mães lermos muita coisa e ‘bebermos’ informação atrás de informação, por vezes falha-nos começar pelo princípio, pela base e perceber como as coisas são e funcionam para então seguirmos.
É mesmo necessário criar uma rotina?
Criar uma rotina não é obrigatório mas ajuda no teu dia-a-dia e no do bebé. É bom para o desenvolvimento dele, para a sua aprendizagem e facilita mais tarde quando for para a creche ou se ficar em casa de alguém. No entanto, isso não significa que tenhas de criar uma rotina estilo regime militar!
Vão sempre existir dias em que a rotina vai sair furada, seja por ‘culpa’ do bebé, por conta de alguma etapa ou fase que esteja a passar ou até mesmo uma necessidade tua. Está tudo bem. Dá espaço a ti e ao bebé, sê flexível. O crescimento e desenvolvimento do bebé vai estar a acontecer à velocidade da luz e isso vai ter impacto nas rotinas. Saber respeitar e ajustar também é importante.
Quando devo começar uma rotina?
O bebé só vai começar a ‘dar sinais’ da rotina pelos 2 a 4 meses provavelmente, mas, para dar esses sinais, já tiveste de ir calmamente iniciando o processo antes (senão, não dará grandes sinais, certo?).
Mal ou bem, inconscientemente todas nós criamos de alguma forma uma rotina. Apesar de associarmos muitas vezes a rotina ao sono, é muito mais do que isso. Rotina envolve sono, brincadeira, refeições, higiene, hora do passeio, conto, etc… Rotina não são só horários, é por exemplo a ordem a que fazes as coisas, é o banho ser dado de manhã ou à noite, é existir brincadeira a seguir à refeição, é a refeição ser dada de determinada maneira, é um passeio todas as manhãs.
No entanto, não posso deixar de repetir algo que digo muuuitas vezes: conhece o teu bebé. Para criares uma rotina que resulte é importante que escutes e conheças as necessidades dele e as vossas enquanto família para as adaptares. O bebé vai-te dando indicações das suas necessidades, horários e o que resulta melhor ou não desde que nasce, seja para mamar/comer, seja dormir, cocós, banhos, o que for.
Pode-te parecer tudo muito simples, óbvio ou generalizado agora, mas garanto-te que são pontos base importantes para traçares a vossa rotina. Deves começar pela base, pelo início e entender como o mundo do teu bebé funciona é o início.
Se quiseres uma sugestão de rotina um pouco mais prática, tens este vídeo sobre isso mesmo que te dá já um exemplo!
Preparada para criar uma rotina para o teu bebé?
Partilha com outras mães e deixa nos comentários dúvidas ou sugestões!