ATIVIDADES SENSORIAIS: Como criar e os benefícios
Actividades sensoriais são das preferidas cá em casa. São uma óptima opção tanto para bebés mais pequenos como para os mais crescidos (idade pré-escolar). Criar e fazer atividades sensoriais tem vários benefícios para o desenvolvimento do bebé em diferentes áreas, para além da diversão que geram.
Quais são alguns dos benefícios de fazer atividades sensoriais com o meu bebé?
- Encorajam o bebé a mover-se e/ou a repetir movimentos ao longo da actividade (repetição é uma excelente forma de aprender);
- Trabalha a memória e através da brincadeira sensorial o bebé muitas vezes acalma, focando-se na actividade, coordenação, sensação, concentração…
- Diferentes actividades sensoriais podem trabalhar tanto motricidade fina como grossa, promovendo a criatividade e imaginação do bebé/criança
5 Sugestões de atividades sensorias para fazeres em casa
Sou fã de atividades que qualquer mãe ou pai consiga fazer em casa com coisas do dia-a-dia, sem gastar fortunas. Aliás, usar coisas do nosso quotidiano é meio caminho andado para despertar o interesse do bebé/criança! Qual é o bebé que não prefere uma tupperware, cesto de molas ou espátula da cozinha em vez de um brinquedo xptó?
Deixo-te aqui 5 sugestões de atividades fáceis e adaptáveis a várias idades. Algumas permitem-te inclusive conservar para reutilizar tantas vezes quantas forem possíveis/necessárias!
- rroz/massa/feijão colorido (ou não colorido) + acessórios
Coloca arroz, feijão seco ou massa num saco com fecho zip ou numa tupperware e adiciona corante alimentar (podes fazer tudo de uma só cor e criar duas ou três opções de cores diferentes). Agita e mistura bem, deixa secar totalmente e coloca num tabuleiro antes de usar. As possibilidades são infinitas! O bebé pode ‘só’ tocar, esconder coisas no arroz, ‘transportá-lo’ numa colher/tigela para outra, criar um instrumento musical, fazer colagens…! O que sobrar, conserva num saco de fecho zip para reutilizar mais tarde. - Cubos de gelo
Usa o tabuleiro de cubos de gelo ou uma tupperware inteira. Podes fazer desde a actividade mais simples – cubos de gelo com corante alimentar de diferentes cores ou ‘congelar’ figuras. Usa folhas, paus, esponjas e depois ‘descongela-os’, vendo a reacção de juntar gelo com água morna.
-
Plasticina/massa modeladora
Podes comprar plasticina ou fazer tu mesma a massa modeladora. Depois é dar largas à imaginação nas modelagens, cortes, rolos, etc…! -
Areia caseira
Tão simples quanto farinha e umas colheres de óleo de coco bem misturados, o que a torna mais segura caso o bebé queira provar um bocadinho. Podes ainda adicionar corante alimentar e ter areia de diferentes cores para construções e associações diferentes!(Encontras um reels meu a ensinar a receita na minha página de instagram!)
-
Grãos de café (ou borras de café) – Borras de café rapidamente podem ser tinta para pintar ou uma espécie de terra e grãos de café são um elemento bastante sensorial, tanto no cheiro, no som (se juntares vários num recipiente fechado), ao toque…
Muitos pais hesitam e têm alguma ansiedade quando pensam em fazer atividades sensoriais por causa da bagunça que pode gerar e risco do bebé levar as coisas à boca. No entanto, é tão positivo para o desenvolvimento deixá-los explorar!
3 Dicas para te ajudar a criar um ambiente para atividades sensoriais:
- Prepara o ambiente, com uma tolha ou tapete impermeável ou usa mesas para actividades sensoriais como as do IKEA
- Estabelece regras/limites: mesmo bebés mais pequenos entendem directrizes simples como “Vamos brincar com isto mas dentro desta caixa e não na boca, sim?” ou “No sofá não, mas podes brincar nesta mesa ou neste tapete, qual preferes?”. Com calma e opções tudo se consegue!
-
Supervisiona SEMPRE a actividade! Com bebés podes por exemplo oferecer a chucha durante a brincadeira (caso o bebé use), para que esteja ‘entretido’ e não tenha uma tentação tão grande de levar tudo à boca. Isto é válido se forem coisas mais arriscadas/pequenas, caso contrário, deixa explorar oralmente também!
Repito, brincadeiras sensoriais são uma das atividades preferidas tanto do Lou como do Martim cá em casa e por muito caos que gerem, são extremamente positivas para o desenvolvimento deles!
Não te esqueças de te inscrever nos Mini-Cursos Aprender a Brincar 0-24m para aprender mais sobre áreas de desenvolvimento ao longo dos meses do bebé e brincadeiras/ambientes positivos!