A luta na hora da sesta - Pé Descalço by Tania Silva
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

A luta na hora da sesta

A luta na hora da sesta é das mais comuns em qualquer casa com um bebé, recém-nascido ou não. O bebé luta contra a sesta, os pais lutam para que o bebé durma nem que seja 5 minutos. 
 
Não existem dois bebés iguais em necessidades de sono, quantidade ou tempo de sesta, nem as famílias têm todas a mesma rotina ou horários. É importante ter sempre isso em mente para não criar expectativas ou guiares-te por uma rotina que não faz sentido para a tua família.
 
Existem referências para a quantidade de horas que o bebé deve dormir a cada idade, mas, a minha sugestão é que acima de tudo deves conhecer e guiar-te pelo teu bebé e pelas suas necessidades específicas. As referências são isso mesmo. Tal como cada adulto tem necessidades de sono diferentes.

Quando chega a hora da sesta lembra-te que:

  • Se estiveres ansiosa ou stressada no momento da sesta, o bebé também vai estar e ninguém ansioso ou stressado quer dormir ou adormece facilmente, certo?
  • Se já estiveres com a ideia que vai correr mal, o bebé vai sentir que não estás confiante, que a sesta é algo negativo e vai reagir a isso (negativamente, a tal luta contra a sesta)
 
Os bebés regulam-se pelas nossas emoções e se há abordagem que não costuma resultar é forçar, seja sestas, adormecer à noite, comer, o que for. Até pode resultar a primeira ou segunda vez, mas não a longo prazo, que é o que pretendes.

Aqui ficam 6 sugestões:

  • Conhece o teu bebé

    Conhecer o bebé leva tempo e mesmo quando já o conheces, às vezes é preciso alinhar o que sabes com a prática, excluindo ideias preconcebidas. O que é que resulta com o TEU bebé? Como é que ele te transmite que já está pronto para dormir?

  • Prepara o ambiente

    Um ambiente calmo e que indique ao bebé que é hora de descansar. Pode ser reduzindo as luzes, através de white noise, escuridão total, sem ruído… mais uma vez, varia de bebé para bebé;

  • Foca-te nas emoções que estás a sentir

    Sim, as tuas. Para que o bebé se sinta tranquilo e seguro para dormir, tu também tens que estar tranquila e confiante;

  • Cria uma rotina

    Os bebés precisam de rotinas, não só porque facilitam e são boas, mas porque prever/antecipar acontecimentos é algo que lhes transmite segurança e conforto. No entanto, criar rotinas não é algo que aconteça do dia para a noite, leva o seu tempo e tentativas e erros, mas sem dúvida que vai ajudar.

  • Se tiver de ser uma sesta fora do berço, seja

    Se não está a resultar, vai dar uma volta com o bebé na alcofa por exemplo. Apanhar ar e sair do ambiente onde está 24/7 por vezes faz maravilhas, pelo bebé e por ti! Não é isso que vai fazer com que o teu bebé nunca mais durma sestas no berço na vida.

  • Não faças braço de ferro

    O bebé tem sono mas nada está a resultar? Acontece. Respira, faz uma pausa, não forces. Brinquem por mais 5/10 minutos. Vai dar um passeio rápido à rua. O que for que te ajude a ti e ao bebé a sair desse estado de frustração e stress.

O sono do bebé, tal como 99% dos temas de maternidade, não é algo linear. É algo que pode levar o seu tempo até encarreirar. A tua postura no momento faz muito pelo sucesso desta rotina porque como referi no início, os bebés regulam-se por nós, pelo que estamos a sentir e a transmitir. Não te esqueças também que a sesta não é uma rotina isolada, isto é, o que fazes por exemplo no período em que o bebé esteve acordado vai afectar as suas necessidades de descanso, tal como se estimulares demasiado e deixares passar os sinais de sono.

Para te ajudar com as sestas e rotinas de sono tens o Ebook ‘Dorme bem, bebé’ onde te explico tudo isto mais a fundo e as bases para criares a vossa rotina.

O bebé descansar é extremamente importante para o desenvolvimento dele, não deves saltar sestas ou achar que se o bebé não dormir de dia vai ter mais sono à noite. Manteres-te consistente na rotina que adoptares é também fundamental para o sucesso da mesma. Não resultou logo nos primeiros dias? Re-avalia se é a abordagem mais apropriada. Se sim, então mantém-te consistente que eventualmente os resultados surgirão.

Tu e o bebé são uma equipa, ‘trabalhem’ em conjunto! 🙂

Partilha com outras mães!