11 Formas de preparar o 4º trimestre
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

8 Formas de preparar o 4º trimestre

8 Formas de preparar o Quarto Trimestre

Passamos a gravidez focadas em cada trimestre, a contar as semanas, a registar a barriga em crescimento e a comparar o bebé com o tamanho de frutas ou legumes que melhor representam.

Depois passamos o tempo a preparar-nos para o parto e nascimento… mas e depois disso? E as primeiras horas, dias, semanas e meses após o nascimento do bebé?

E quanto ao quarto trimestre?

Como te podes preparar para o quarto trimestre enquanto estiveres grávida para estares depois disponível e bem, a desfrutar com o mínimo de stress e sobrecarga possível?

 

  • Compreender o que é o Quarto Trimestre (e porque precisas de saber o que é)

Para muitas mães o termo “quarto trimestre” é-lhes familiar mas nem sempre fazem bem ideia do que quer dizer. Enquanto grávidas caímos no ‘ir com a corrente’ e geralmente depois olhamos para trás e apercebe-mo-nos do quanto não fazíamos ideia de coisas ‘básicas’.

“Os primeiros três meses de vida de um bebé são chamados ‘o Quarto Trimestre’ como um conceito de prolongamento do ambiente seguro do terceiro trimestre para a vida fora do útero. O conceito baseia-se no reconhecimento da necessidade do bebé prosperar emocional e fisicamente, através da resposta nutritiva dos cuidadores e do desenvolvimento de uma ligação segura”.

Saber o que é o quarto trimestre e porque é tão importante pode ajudar a lidar com os primeiros meses após o nascimento do bebé e ajustar as tuas expectativas em conformidade. Além disso, é bom saber que é completamente normal e positivo para o bebé, dar colo e contacto. Não se pode estragar um bebé.

  • Criar um plano pós-parto

Criar um plano pós-parto pode ajudar-te a sentir um pouco mais em controlo, a tomar decisões ou a delegar tarefas. Ter as coisas preparadas como a mala do bebé, pronta para que possas sair de casa mais facilmente se quiseres, contas pagas antecipadamente para que não tenhas de pensar nelas, ou ter refeições pré-preparadas, pode ser uma grande ajuda.

Também podes incluir tarefas que delegarás a outra pessoa, como o pai ou família e detalhes sobre quando o pai volta ao trabalho, que pessoas de apoio podes chamar, listas de apoio profissional (como CAM’S, enfermeiras, fisioterapeutas). Tudo o que te ajude a sentir um pouco mais organizada.

8 formas de preparar o quarto trimestre

 

  • Ter uma Política de Visitas

Depois do bebé nascer, toda a gente começa a querer ver o bebé. Por vezes as mães acham muito difícil dizer não às visitas. É por isso que deves ter uma “política de visitas” desde cedo (podes incluir uma safe word com pai!). Também é bom ter algumas regras em vigor: ser pontual, trazer lanche, fazer algum recado que precisas, etc.

  • Reúne a tua rede de apoio

Quem está disposto e te pode ajudar durante o quarto trimestre? A tua rede de apoio é aquela a quem podes telefonar a qualquer momento e eles estarão lá para ti, são aqueles que trazem donuts sem pedir, que não giram em torno do bebé quando te visitam, mas sim lavam pratos e cozinham comida. São as pessoas em quem confias e podem incluir profissionais.

  • Delegar Tarefas

Quando se tem um bebé e o nosso mundo mudou, pode ser fácil ver todas as coisas que precisam de ser feitas começarem a acumular-se. Depois torna-se avassalador e sentes que precisas de fazer todas as coisas… mas não o fazes.

Prepara o quarto trimestre, delegando tarefas antes da chegada do bebé.

Como mencionado anteriormente, pede a amigos para cozinharem refeições, pede a alguém que vá buscar o filho mais velho à escola, etc. Há tantas coisas que se pode delegar e pedir ajuda!

Para encontrar o que podes delegar, começa a fazer anotações de todas as coisas que fazes todos os dias antes da chegada do bebé. Depois considera delegar as tarefas que serão mais difíceis quando o bebé estiver aqui.

  • Preparar refeições com antecedência

Sem muito esforço, terás um bom stock refeições congeladas que podes usar quando estiveres demasiado cansada no quarto trimestre. Não te esqueças também de fazer lanches com antecedência. Amamentar e recuperar do parto pode deixar-te com bastante fome! Mais importante, tenta manter os lanches à mão e que possam ser comidos com uma mão.

  • Aprender sobre Saúde Mental Pós-Parto

“Estás apenas hormonal”. Sim, as hormonas estão ao rubro, mas a saúde mental pós-parto é muito mais do que ‘apenas hormonas’. Aprende sobre saúde mental pós-parto, sinais de aviso, o que é considerado ‘normal’ e o que merece mais atenção, pessoas a quem podes telefonar (amigos, familiares, profissionais).

8 formas de preparar o quarto trimestre

  • Conversa sobre expectativas realistas

Esta é importante: fala com o profissional de saúde e quem te acompanhará (doula, terapeuta, educadora perinatal…) sobre expectativas realistas. Não estou a falar do “está autorizada a fazer exercício e sexo após 6 semanas”. Estou a falar da verdade, dia após dia, semana após semana, o que esperar.

A maioria das mães não faz ideia que é muito provável que continue com barriga de grávida após o parto. Não faz ideia dos desconfortos pós-parto, dos desafios da amamentação, dos lóquios durante semanas (tanto em cesariana como parto vaginal). Esperam totalmente voltar a ser “eu”. Mas isso não é realista.

Quer faças uma coisa desta lista ou todas, cada uma delas ajudar-te-á a preparar o quarto trimestre e facilitará a transição da forma menos stressante e esmagadora possível.

Complementa a tua preparação com o Curso Maternidade Ativa, que te acompanha da gravidez aos 6 meses do bebé!

Partilha com outras mães!