Horários rigorosos bebé Pé Descalço by Tânia Silva
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

Porque horários rigorosos não resultam no sono do bebé?

Porque horários rigorosos não resultam no sono do bebé?

Quantas vezes já deste por ti a pensar “se eu conseguir colocar o meu bebé no horário certo, tudo se encaixará”? Quão frustrada te sentiste depois, quando algo supostamente tão simples, não resultou? Porque horários rigorosos não resultam no sono do bebé?

Quando se trata do sono do bebé, seguir horários rigorosos e baseados no relógio (ou tabela), pode tornar as coisas mais difíceis, em vez de facilitar. Ainda assim, um dos conselhos mais dados relativamente ao sono dos bebés é aplicar horários genéricos, baseados estritamente na idade.

Acredito que procuramos estes horários rigorosos porque nos dão um falso sentido de controlo (e Deus sabe que adoramos controlar)! Começamos a acreditar que se conseguirmos atingir o horário desejado, de alguma forma teremos controlo sobre quando o nosso bebé dorme, come, acorda, etc.

A realidade é que não controlamos os outros e muitas vezes passamos tanto tempo a tentar alcançar o horário desejado sem sucesso que acabamos mais frustradas e ansiosas do que quando começámos! Por vezes até conseguimos inicialmente colocar o bebé a dormir no horário que pretendemos, mas como o sono não é linear… rapidamente as coisas mudam.

Quando tentas forçar um horário o que acontece essencialmente é que acabas por passar mais tempo a olhar para o relógio e a stressar com o ponteiro dos minutos, em vez de te sintonizares com o que o bebé realmente precisa de ti. 

Em vez de desfrutar da liberdade que um horário é suposto dar, acabas por gastar demasiado tempo a tentar convencer o bebé a dormir.

O sono é um estado vulnerável e não podes forçar a dormir, nem um horário. Quando ficas ansiosa, o mesmo acontece com o bebé. Se o bebé sente que não estás bem, o sono tornar-se-á ainda mais inatingível.

Se decides que é hora da sesta porque o horário assim diz (um horário genérico) mas o bebé não está pronto para dormir, podes acabar por estar 1h a embalar, cantar, etc. até que se renda realmente ao sono. Isto deixa-te derrotada, frustrada, esgotada. O bebé irá sintonizar-se com essa energia e espelha a tua emoção. Para além disto, acabaste de perder 1h.

O que fazer então?

  • Deixar de olhar para o relógio e sentir a necessidade de estar em pleno controlo do horário do bebé
  • Encontra o VOSSO ritmo, a vossa rotina

Em vez de focar num horário, sintoniza-te com o teu bebé. Observa-o. Tira tempo para conhecer o que flui naturalmente com ele.

Passa tempo a descobrir e a familiarizar-te com os sinais que o teu bebé te dá. Cada bebé é diferente, não podemos esperar que todos tenham as mesmas necessidades. O que funciona para um pode não funcionar para outro.

Encontrar um ritmo com o bebé é muito mais importante do que implementar um horário rigoroso, mas como fazê-lo? Tudo se resume a não observar o relógio, mas sim o bebé.

Em vez de estruturares o dia baseado no relógio, encontrar um padrão pode ser muito mais positivo. O ritmo permite um decorrer natural e instintivo no teu dia e torna mais fácil satisfazer necessidades. Já para não falar que previsibilidade torna as transições para o sono muito menos stressantes (No Curso Dormir como um Bebé ensino-te a rotina de relaxamento, transitar para o sono e muitas coisas mais!)

Para construir um ritmo, observa em que consiste a tua actividade diária e guia o bebé através dessas actividades à medida que flui naturalmente. Depois, cria rotinas consistentes, agradáveis e cheias de ligações para o guiar nas transições para o sono.

Em vez de decidir que o bebé acorda às 7h, come às 7:30, sai às 8h e dorme às 9h, segue o padrão natural, no seu ritmo, sem apressar ou forçar momentos, tornando tudo mais agradável para todos.

Uma rotina oferece previsibilidade, tanto para o bebé como para ti, ao mesmo tempo que dá espaço à flexibilidade e à diversão. A previsibilidade que as rotinas e consistência proporcionam ajuda o bebé a saber o que se segue, que o sono será o próximo passo, proporcionando uma sensação de segurança.

“E se houver necessidade de ajustar”?

Os ritmos podem e devem evoluir, flexíveis. Conforme o bebé desenvolve sintoniza-te com as suas necessidades, ajustando.

Isto permite-te passar mais tempo a satisfazer as necessidades, em vez de criar expectativas genéricas que geram ansiedade e frustração!

Em suma, encontra o teu ritmo, O VOSSO ritmo, estabelece rotinas naturais e liberta-te dos ponteiros do relógio!

Partilha com outras mães!