Pé Descalço by Tania Silva Rotina Amamentando
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

Como criar rotina amamentando?

É possível criar uma rotina mesmo amamentando em livre demanda, sim. Quanto mais cedo se adoptar mais fácil e rápido, mas nada impede que um bebé de 4 ou 5m p.ex. consiga!

Consistência é palavra chave para praticamente tudo, no caso das rotinas (seja ela qual for) ainda mais.

Um recém-nascido não vem com uma rotina criada e nas primeiras semanas provavelmente vais estar a conhecer o teu bebé, o seu ritmo, o teu próprio ritmo, lidar com amamentação, recuperação, tudo. Mas mesmo começando uma rotina a ser notória só mais pelos 2m, não significa que não vás iniciando logo e de forma consistente. Se não fores começando… o bebé não vai aprender.

É importante fazeres bem a distinção entre dia e noite. O bebé ainda não conhece a diferença, mas deves ensinar-lhe, até para que entenda a diferença entre sesta e um sono mais longo de noite. Como?

  • De dia mantém a casa a funcionar normalmente. Podes reduzir um pouco a claridade ou ruído para que o bebé entenda que a hora da brincadeira vai dar lugar a uma sesta, mas não necessitas de eliminar toda a luz e som na casa! Aliás, por vezes os recém-nascidos até dormem melhor com algum ruído (devido aos sons a que estavam habituados na tua barriga).
  • Para a noite sim, baixa os estores, elimina luzes, reduz o barulho pela casa.
Como criar uma rotina amamentando então?

Ao final do dia, prepara um banho para o bebé, num ambiente calmo. Reduz o ritmo, o do bebé e o teu, porque muitas vezes nós próprias estamos a mil com o dia que tivemos e apesar de estar tudo tranquilo ao nosso redor, nós estamos a querer despachar, ou stressadas e isso reflecte-se no tom da voz, na energia, na rapidez a fazer as coisas, etc. Depois do banho, da higiene toda feita, amamenta. Muito provavelmente o bebé até adormece na mama ou ao teu colo depois de arrotar. Colocas no berço, encostas ou fechas a porta do quarto e sais de cena.

𝗔𝗰𝗼𝗿𝗱𝗼𝘂 𝗮 𝗺𝗲𝗶𝗼 𝗱𝗮 𝗻𝗼𝗶𝘁𝗲! 𝗘 𝗮𝗴𝗼𝗿𝗮?

Vais ao berço, calmamente, sem grandes ou nenhumas luzes (sim, telemóvel conta como luz), nada de grandes barulhos ou conversas com o bebé e percebe se é fome ou outra coisa. O bebé não acorda sempre só por fome, repito isto muitas vezes! Mesmo que seja recém-nascido. O bebé pode estar a despertar por outro motivo qualquer, por isso, levanta-te e faz uma pausa antes de agir para tentar perceber o motivo que o despertou. Podes inclusive pedir ao pai para ir ao berço, porque se não for fome e fores tu, o bebé vai sentir o teu cheiro, o cheiro a leite e reagir a isso, às vezes até despertando mais! Se for o pai, isso não acontece.

𝗘𝘀𝘁á 𝗮𝗰𝗼𝗿𝗱𝗮𝗱í𝘀𝘀𝗶𝗺𝗼!!

Calma. Não dês conversa, não acendas luzes, não fales como muitas vezes fazemos. Quanto menos interagires mais rápido ele começa a bocejar e esfregar os olhos a entender que é para dormir. Por vezes caímos na tentação de pegar ao colo e ir sussurrando coisas “Oh bebé… o que se passa? O que te dói? A mamã está aqui… calma…” e isso nem sempre ajuda. Opta por um “sshhhh”. O ritmo e repetição de um só som normalmente resulta melhor do que falar mesmo para o bebé.

O tempo médio para um bebé ou criança adoptar uma (nova) rotina é de uma semana! Claro que há bebés que podem levar um pouco mais tempo, outros parece que entendem logo à primeira, mas com calma, consistência e persistência, vai lá e tudo se consegue!

Mais uma vez, conhece o teu bebé.  Escuta os sinais que ele te dá. É fome? Precisa mesmo de maminha para comer ou despertou por algum outro motivo e mama não é necessária?

Amamentar é mais do que só leite e alimento, mas da mesma forma que é importante o bebé aprender a adormecer sozinho, é também importante para ti conseguires descansar.

 

Partilha com outras mães!