Pé Descalço by Tânia Silva
Picture of Tânia Borges

Tânia Borges

Como usar mamilos de silicone?

Quando a amamentação não corre de forma fluída e tens de recorrer a acessórios que te auxiliem, sabes como usá-los?

Amamentar nem sempre é fácil ou imediato. Para algumas mães corre lindamente desde o primeiro momento, para outras o processo é mais doloroso e um verdadeiro desafio.

Os mamilos de silicone são uma opção, por vezes até apresentada ainda na maternidade, para ajudar a mãe e o bebé no processo de amamentação, tanto com a pega, como com mamilos planos ou invertidos, como a proteger o próprio mamilo da fricção que o bebé faz ao mamar.

Como em tudo na maternidade e na vida, existem prós e contras de se usar um mamilo de silicone, por isso, fica ao teu critério decidir o que resulta melhor e faz sentido para ti e para o teu bebé.

O que deves ter então em atenção caso optes por usar mamilos de silicone?

  • Os mamilos de silicone são finos e flexíveis. Ainda assim, se os mergulhares em água morna uns minutos antes de amamentar, tornam-se ainda mais maleáveis para uma colocação mais fácil;
  • Passa umas gotas de leite materno na base do mamilo de silicone, para que agarre melhor ao teu peito, colando bem e minimize danos na pele do seio;
  • Coloca umas gotas de leite materno no bico do mamilo de silicone para incentivar o bebé a pegar;
  • Deves ter em atenção o tamanho do mamilo de silicone (existem diferentes tamanhos). Se o teu mamilo tocar na ponta do bico do mamilo de silicone é porque está pequeno. Deve existir um espaço, ainda que pequeno, entre o teu mamilo e o bico.

Tem em mente que a amamentação é uma descoberta tua e do bebé e devem funcionar em equipa. Escolhas o que escolheres, está tudo bem! Seja amamentar em exclusivo ou misto, seja dar LA, seja LM extraído, o que for…! Cada caso é um caso e o teu bem-estar importa.

É normal se te custar a amamentar no início até te adaptares, se não correr como idealizaste ou sentires dificuldades. Não és a única mãe a passar por isso.

Partilha com outras mães!